Guia de Projeção Panorâmica para Igreja

A projeção panorâmica ou projeção mapeada tem sido muito usada nas igrejas. Esse é um guia de projeção panorâmica para você fazer na sua igreja.

A projeção panorâmica ou projeção mapeada tem sido muito usada nas igrejas e cada vez se tornando uma ferramenta incrível para apresentações, cenários e decoração de palco. Se você tem o interesse de colocar na sua igreja com certeza surgiu algumas dúvidas: como funciona? O que precisa? É com projetor mesmo?
Nesse artigo vou te passar um Guia de Projeção Panorâmica e o que precisa para fazer na sua igreja.

O que é a projeção panorâmica?

projeção panorâmica em igreja

Em primeiro lugar, a Projeção Panorâmica em sua forma mais simples é a prática de colocar dois ou mais projetores alinhados um do lado do outro para transformar uma simples parede branca em uma tela digital. Quando executada corretamente, cria uma tela nítida, brilhante e de formato único para projetar informações, apresentações, vídeos, imagens e até cenário para teatros e eventos. Com um simples toque você muda totalmente a decoração do ambiente. No entanto, se o alinhamento e a junção dos projetores não for correto, pode ser muito desagradável e trazer uma experiência ruim.

Basicamente para a projeção panorâmica precisa: 

  1. Colocar os projetores alinhados um do lado do outro
  2. Conectar os projetores em um computador
  3. Usar um software de Mapeamento
como fazer projeção panorâmica

1. Colocar os projetores alinhados um do lado do outro

A projeção panorâmica não funciona simplesmente colocando os projetores um do lado do outro. Desse modo fica uma linha escura ou uma linha clara, terá diferença de cores e pode ter uma quebra no alinhamento de um projetor com o outro.

Para ter uma projeção perfeita, primeiro é colocado os projetores com uma pequena sobreposição. Após isso é feito o alinhamento dos projetores e por fim um degradê de gama nas bordas, que é chamado de Blending ou mistura de borda.

É possível fazer a projeção panorâmica com qualquer projetor?

Sim, é possível fazer com qualquer projetor, porém a escolha do projetor afetará diretamente o tamanho total da tela e a qualidade da projeção.

Por exemplo, se você utilizar 2 projetores com resolução nativa WXGA, ou seja, proporção 16:10, você pode fazer uma tela de até 8,5 metros de largura por 3 metros de altura. Agora se você utilizar 2 projetores XGA, que a proporção é 4:3, a sua tela estará limitada em 7 metros de largura por 3 metros de altura. 

Além da resolução nativa, os lumens é um fator essencial para a qualidade da projeção panorâmica. Esse termo lumens é uma unidade de medida de luz, então significa “o quão forte é a luz do projetor”. Essa luz que sai do projetor se espalha na área projetada, assim, quanto menor a tela, mais concentrada será a luz e consequentemente mais definida será a imagem. 

Por outro lado, quanto maior a área projetada, mais dispersa será a luz, causando assim uma imagem fraca e sem definição de cores. 

Para saber mais sobre como fazer esse calcula de lumens, vou fazer um artigo em breve. Enquanto isso você pode assistir esse vídeo no nosso canal do youtube: https://youtu.be/DN2Vrtgz9Jc?t=2351

Entretanto, outros fatores para você considerar para a projeção com blending é se certificar de usar os projetores com o mesmo brilho, horas de uso semelhantes e a mesma resolução nativa em todos os seus projetores. O melhor é usar projetores que sejam do mesmo modelo com um histórico de uso muito semelhante. Às vezes, modelos de projetores diferentes com durações de lâmpada diferentes têm temperaturas de cor diferente, o que pode causar um blending irregular ou marcas indesejadas.

2. Conectar os projetores em um computador

Agora esses projetores precisam ser ligados em um computador. Para isso é necessário ser enviado um sinal de vídeo diferente para cada projetor. Por exemplo, se você está fazendo uma projeção com 2 projetores, você precisa certificar que seu computador tem 2 saídas de vídeo disponível.

Entretanto, em alguns casos são necessários ter mais de 2 saídas vídeo. Por exemplo, você pode ter uma projeção com 3 projetores, monitor de retorno para o palco e saída para transmissão ao vivo. Nesse caso você tem duas opções para usar: placas de vídeo com mais saídas ou utilizar uma placa gráfica.

Placa de Vídeo

A Matrox nem sempre é necessária para a projeção panorâmica, é possível fazer com placa de vídeo. Existem placas de vídeo com 5 e até 6 saídas de video. Como o caso da Placa AMD RX580 que possui 5 saídas. 

Placa Gráficas

As opções de placa gráfica seria a Matrox, que é a mais conhecida, ou uma controladora de Videowall. Essas placas gráficas funcionam assim: você conecta no computador através de um cabo HDMI ou Displayport. Essa placa divide o sinal em 2, no caso da Matrox DualHead2Go. Em 3 no caso da Matrox TripleHead2GO. E em 4 ou mais nas controladoras de Videowall. 

Computador

Certifique de usar um computador que suporte todo esse processamento. Pois, esse tipo de projeção o computador precisa gerenciar muitas saídas de vídeo e conteúdos diferentes e o recomendado é utilizar no mínimo um computador com processador i7 ou Ryzen7, 16gb de memória RAM e placa de vídeo dedicada. 

3. Usar um software de mapeamento

Como disse acima, para ter uma projeção perfeita, é preciso fazer o alinhamento dos projetores e um degradê de gama que é chamado de Blending ou mistura de borda. Esse ajuste é feito em um software que através de pontos podemos fazer a distorção da imagem para alinhar um projetor com o outro perfeitamente. Após isso, é feito o blending, que é um degradê na borda das duas imagens, fazendo com que aquela sobreposição dos projetores suma e fique uma tela única sem marcas.

Qual programa usar para Alinhamento e Blending?

Existem diferentes programas com funcionalidades e recursos diferentes para isso.  A escolha do software ideal vai depender do seu uso e tamanho da projeção.

Algumas opções são: Resolume Arena, Madmapper, Immersive Display Pro, ProVideoPlayer…

Programas de Projeção para Igreja

Esses programas mencionados acima são exclusivos de mapeamento, porém para o uso na igreja temos a necessidade de um programa que faça apresentação de conteúdos, como letras das músicas, texto bíblico, avisos, vídeos e imagens. Para isso utilizamos em conjunto programas como propresenter, holyrics, easyworship, openlp…

No caso do Propresenter 7 você tem a opção de fazer o alinhamento e o blending dos projetores diretamente nele sem precisar de usar outro programa de mapeamento. Por isso o propresenter 7 acaba sendo a melhor opção para fazer a projeção panorâmica.

Conclusão

Em resumo, o que você precisa para ter uma projeção na sua igreja é:
. Projetores
. Computador
. Placa de Vídeo ou Placa Gráfica
. Software de Mapeamento e Apresentação
. Cabeamentos

A projeção panorâmica é sem dúvida uma tecnologia que será muito utilizada nas igrejas do Brasil. Pois, além de trazer uma experiência única pelo formato que é possível fazer, tem um valor muito mais acessível em comparação a painel de LED e manutenção barata ou quase nula quando utilizamos projetores a laser.

Se esse artigo foi relevante para você, uma forma de você ajudar para trazer mais conteúdo como esse, é compartilhando. Compartilhe com seu pastor ou com seus amigos que tem interesse na projeção panorâmica.

Agora mão na massa.

Dica extra

Essa é uma tecnologia simples, porém deve se ter um cuidado na escolha dos equipamentos e na instalação. Muito importante fazer o melhor projeto para sua igreja sem exageros, seja para mais ou para menos, pois todos os recursos vêm de dízimos e ofertas de nossos irmãos e precisamos fazer o melhor, com assertiva projeção técnica e financeira.

Sabemos que nas igrejas tem muitas pessoas voluntárias e dispostas a fazerem o melhor, porém por falta de conhecimento e recurso técnico acabam fazendo um projeto que não é adequado para igreja e assim não funcionando corretamente.

Se você deseja instalar na sua igreja e não quer ter problemas na escolha dos equipamentos, na instalação e na configuração, podemos te ajudar através da consultoria online em projeção para igreja.

A consultoria é feita 100% online, através de videoconferência e acesso remoto.
O que você precisa é de uma pessoa que fique responsável pelo projeto na igreja.
Mesmo que não saiba absolutamente nada sobre projeção, nossa equipe o guiará por todo o processo de instalação até a conclusão do projeto.

✔️ Montamos o projeto indicando todos os equipamentos e softwares necessários e respectivos fornecedores.

✔️ Ensinamos como instalar corretamente todos os equipamentos da estrutura.

✔️ Fazemos o alinhamento e blending dos projetores remotamente.

✔️ Treinamos toda equipe para a operação do sistema.

✔️ E disponibilizamos acesso ao nosso curso online de propresenter 7.

Entre em contato com nossa equipe através do link abaixo e vamos iniciar seu projeto hoje.

http://www.techprochurch.com.br/consultoriaprojecao/

Ramon Lugon

Ramon Lugon

Artigos Relacionados

Bem-vindo ao
techprochurch

Digite seu e-mail abaixo para se inscrever e receber dicas para alcançar mais pessoas através da tecnologia.

Precisa de ajuda para fazer seu projeto?

Entre em contato para conversarmos de como podemos ajudar a melhorar a tecnologia da sua igreja.

Email

ramon@techprochurch.com.br

Whatsapp

(41) 9 9523 9134